sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DIFERENÇAS ENTRE A INTERNET E OUTRAS MÍDIAS QUANTO AO USO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Assim como a maioria das revistas, atualmente, a Internet é um meio de comunicação dirigido, personalizado e individualizado. Por cobrir praticamente todos os serviços das redes que vão desde a Web aos correios eletrônicos, permite que anunciantes divulguem seus produtos e serviços de ambas as formas. Ao entrar em determinados sites, o Internauta acaba por realizar pequenos cadastros e posteriormente recebe e-mails que trazem informações e mensagens publicitárias.

Por ser uma mídia flexível permite que uma campanha seja rapidamente lançada, atualizada ou cancelada imediatamente, algo que seria impossível quando se trata de revistas. Ou seja, a rapidez com que tudo acontece na Internet é muito grande. Os sites mais elaborados e que pertencem a grandes empresas e instituições são constantemente atualizados. Tendo como exemplo o site da Rede Globo de Televisão podemos perceber que a cada instante notícias são veiculadas e as propagandas seguem o mesmo ritmo, ou com atualizações ou com a troca.

Se comparada com outdoor, a Internet traz a mesma possibilidade de ser acessível 24 horas por dia, 7 dias na semana, mas com um grande diferencial, ou seja, os 365 dias do ano e não 15 dias como é o caso do jornal.

Outra característica positiva da Internet diz respeito a ferramentas de busca dentro de alguns sites que possibilita ao usuário localizar coisas dos seus interesses assim como permitir a interação com suas marcas preferidas. (PINHO, 2001)

Como é um meio muito interativo se faz necessário uma boa utilização dos elementos possíveis utilizados na construção de páginas. É muito importante o uso correto de cores, da tipologia, texturas e o espaço em branco.

Autor: Emmanuel França
Retirado do Artigo: LETRAMENTO MIDIÁTICO: UMA EVOLUÇÃO EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Publicado no ENALEF
(Encontro Nacional de Letramento)
UFPB (Universidade Federal da Paraíba)

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