terça-feira, 19 de outubro de 2010

NECESSIDADE DA APROPRIAÇÃO DOS MEIOS DIGITAIS

É notória a necessidade do aluno de publicidade e propaganda em não apenas dominar as ferramentas que possibilitem a criação de peças publicitárias criativas. Existe também a importância de ser crítico em relação ao que é produzido por ele, assim como em relação a qualquer trabalho elaborado por outros profissionais da área. Ou seja, é fundamental pensar não só em dominar a parte gráfica, pouco desenvolvida durante a graduação, mas também na sua formação crítica.

Antes de entendermos o que significa letramento digital é importante saber ao menos um pouco da complexidade do termo “letramento”, pois, nos dias de hoje, existem vários tipos de estudos voltados para este conceito. “Podemos definir hoje o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos” (cf. SCRIBNER e COLE. Apud KLEIMAN, 1995, p.19).

Diante da citação acima percebe-se, diferentemente da alfabetização encontrada nas escolas, que o letramento vai muito mais além do que simplesmente ensinar a ler, escrever e contar, isto é, ele tem um papel social. Não é porque o indivíduo é capaz de ler e escrever que terá garantia de inclusão social, principalmente em um país como o Brasil em que a qualidade do Ensino Fundamental e Médio deixa bastante a desejar. O letramento permite ao sujeito atingir outros objetivos como podemos observar na citação que se segue:

O fenômeno do letramento, então, extrapola o mundo da escrita tal qual ele é concebido pelas instituições que se encarregam de introduzir formalmente os sujeitos no mundo da escrita. Pode-se afirmar que a escola, a mais importante das agências de letramento, preocupa-se, não com o letramento, prática social, mas com apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, o processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico), processo geralmente concebido em termos de uma competência individual necessária para o sucesso e promoção na escola. Já outras agências de letramento, como a família, a igreja, a rua como lugar de trabalho, mostram orientações de letramento muito diferentes (KLEIMAN, 1995, p. 20).

Enfim, é evidente que a escola precisa evoluir significativamente até ser capaz de cumprir um papel social desejável. Não é suficiente para o indivíduo ser apenas alfabetizado, principalmente na era atual em que a tecnologia evolui a paços largos. Nos dias de hoje, a sociedade exige do indivíduo uma postura que o leve em busca da aquisição de novos conhecimentos capazes de dar a ele a garantia de cidadania. Portanto, é necessário e urgente fazer da escrita uma ferramenta capaz de inserir o sujeito em um contexto bem mais significativo.


Autor: Emmanuel França

Retirado da Monografia: FERRAMENTAS GRÁFICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES COM VÍDEOS TUTORIAIS

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