sábado, 23 de outubro de 2010

O LETRAMENTO DIGITAL COMO SUBSÍDIO PARA OS UNIVERSITÁRIOS

O despertar para escrever a presente postagem começou pela reflexão da importância do letramento digital como subsídio para os universitários, no tocante ao acesso à recuperação, à preservação e à disseminação da informação do arquivo escolar. A necessidade de os usuários de sistemas acadêmicos das universidades adquirirem habilidades e competências para manusear as ferramentas é indispensável, já que várias universidades trabalham com portal acadêmico e todo processo, seja de empréstimo de livros, de consulta às notas, horários de aulas, matrículas, impressão de boletos podem ser feitos on-line, em muitos casos, apenas por esse suporte. Quando chegam à graduação, esses alunos não estão adaptados ao uso dos Portais Acadêmicos. Isso se deve ao fato de que durante o percurso escolar não é apresentado ao estudante as novas ferramentas da informação que possibilitam uma maior agilidade na obtenção de diversos serviços. Esses alunos estão acostumados aos boletins impressos e entregues pelos próprios professores e a solicitação de serviços através do funcionários das instituições de ensino onde estudaram durante o período escolar. Aos poucos, eles começam a perceber a importância dos suportes digitais para o armazenamento de informações, apesar de que a ciência conhecida como Arquivologia atualmente nos mostra que estamos vivenciando uma mudança de paradigma. Ela transcendeu a idéia de documento em formato de papel e passou a valorizar mais a informação, não importa o suporte. Por esse motivo, no início, os alunos costumam ter determinada resistência a estas ferramentas digitais tornado-se dependentes dos funcionários da Instituição para ter acesso as informações necessárias.

Autor: Emmanuel França
Retirado do Artigo: LETRAMENTO DIGITAL E ARQUIVO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A RECUPERAÇÃO, PRESERVAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOS PORTAIS ACADÊMICOS

Publicado no I FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUIVOLOGIA – UEPB – Campus V - João Pessoa, 25 a 27 de novembro de 2008.

Um comentário:

  1. Olá Emmanuel! Bom comecei por esse texto!
    o que achei interessante é que de fato precisamos (eu e mais uma galera) nos desprendermos dos formatos convencionais! O que importa é a informação! Eu mesmo tenho mania de ficar gardando tudo que é papel! Ainda escuto música por exemplo com arquivos salvos no pc! Uó isso! Mas caminhemos para chegar lá! Abraço! tô seguindo o blog! Adorei!

    ResponderExcluir