quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A PUBLICIDADE E A EVOLUÇÃO DAS MÍDIAS ATUAIS



As mídias existentes atualmente são resultado de um impressionante processo de evolução que se intensificou no século passado, principalmente após a Revolução Industrial e a II Segunda Guerra Mundial. No início, os meios de comunicação eram utilizados simplesmente como forma de transmitir informações e notícias de interesse da população. Com o tempo, os jornais deixaram de depender exclusivamente dos rendimentos provenientes dos seus leitores e passaram a depender dos investimentos de empresários e anunciantes. Essa prática se deu tendo como principal exemplo os Estados, pois o processo de desenvolvimento dos meios de comunicação se deu, principalmente, naquele país. Seguindo o mesmo exemplo, as revistas também passaram a depender dos investimentos da minoria mais rica e batalhas eram travadas pela busca do maior número de anunciantes possível. À medida que a publicidade de massa se expandia paralelamente novos meios de comunicação surgiam já com essa dependência. Atualmente, empresas e instituições se utilizam de diversos meios de comunicação com a finalidade de levar mensagens publicitárias a públicos-alvo específicos.

Cada meio de comunicação possui suas próprias características, seu próprio público e traz pontos positivos e negativos. Dependendo do anunciante, faz-se necessária a utilização de diversos meios de comunicação como forma de tornar público um produto ou serviço, sendo que um mesmo produto deve ser anunciado, respeitando as características do meio de comunicação utilizado para este fim assim como o seu público específico. Por esse motivo, é importante que o aluno de Comunicação Social, mais exatamente o de Habilitação em Publicidade e Propaganda esteja ciente das particularidades de cada meio de comunicação como forma de ter a possibilidade de criar peças publicitárias adequadas e, conseqüentemente, atingir de forma mais eficaz o público a que cada peça se destina.

Autor: Emmanuel França
Retirado do Artigo: LETRAMENTO MIDIÁTICO: UMA EVOLUÇÃO EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Publicado no ENALEF
(Encontro Nacional de Letramento)
UFPB (Universidade Federal da Paraíba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário