segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RESISTÊNCIA DOS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO AOS PORTAIS ACADÊMICOS - PARTE 01


No que se refere ao letramento digital, mais exatamente em relação aos alunos que acabam de entrar na graduação, existe, em princípio, uma resistência significativa aos Portais Acadêmicos que exige deles esse conhecimento específico, ou pelo menos, uma cultura neste sentido. A partir do momento que esses alunos se adaptam a nova realidade, o sistema deixa de ser criticado, ou seja, a rejeição automaticamente deixa de existir.


Os Portais Acadêmicos trazem inúmeras vantagens, principalmente para aqueles graduandos que residem em cidades circo-vizinhas e não possuem tempo suficiente para enfrentar filas que comprometem o horário de aula.


Infelizmente, quando os alunos entram na graduação não estão adaptados a essa realidade digital. As escolas precisam letrar seus alunos digitalmente porque a sociedade exige deles este tipo de qualificação. Isso também nos mostra que para existir essa cultura capaz de diminuir a rejeição e mostrar a importância de sistemas como o Acab Web e o RM, é preciso atentar para o fato de que é um processo coletivo e não individual como as habilidades de leitura e de escrita.


Mas para que o processo possa fluir de forma mais significativa é preciso que as escolas passem a adotar em suas atividades práticas que visem fazer com que o aluno se adapte o mais cedo possível, pois a sociedade cada vez mais exige dele esse tipo de conhecimento e atitude.



A escola deve integrar as tecnologias de informação e comunicação porque elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social, cabendo à escola, especialmente à escola pública, atuar no sentido de compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a estas máquinas está gerando. (BELLONI, 2005, p. 10).



Cada vez mais os meios de comunicação evoluem e trazem com eles a necessidade dos indivíduos se prepararem para entendê-los e tirar o máximo proveito do que é transmitido por eles. Os professores precisam estar atentos a essas mudanças e evolução para que possam atingir os seus alunos de uma forma mais eficiente. Com a convergência dos meios de comunicação, o computador é um exemplo disso, inúmeras linguagens são utilizadas ao mesmo tempo. Ao aprender a decodificar tais sinais os alunos podem ampliar suas percepções e desenvolver o aprendizado.


Autor: Emmanuel França
Retirado do Artigo: LETRAMENTO DIGITAL E ARQUIVO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A RECUPERAÇÃO, PRESERVAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOS PORTAIS ACADÊMICOS

Publicado no I FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUIVOLOGIA – UEPB – Campus V - João Pessoa, 25 a 27 de novembro de 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário