terça-feira, 19 de outubro de 2010

Youtube: nova ferramenta interativa para o compartilhamento do conhecimento - PARTE 1

Atualmente, o método de ensino interativo pode ser encontrado não só em escolas, mas também na grande rede mundial de computadores (Internet) e até mesmo em bancas de revistas que oferecem diversas modalidades de cursos através de CDs-ROM. Por um preço bastante baixo é possível adquirir desde cursos de informática básica (Windows, Word, Excel, PowerPoint, Internet), até cursos de aplicativos de vetorização de imagens como o Corel Draw e de edição como o Photoshop, bastante necessários na elaboração de peças publicitárias. Como podemos perceber, é um mercado que está em grande expansão. Para aprender, basta ter acesso a um computador, tempo disponível e interesse. Essa nova metodologia de ensino não é apenas aplicada a cursos de informática. Basta algumas pesquisas na Internet para encontrar sites que oferecem cursos interativos relacionados a diversas outras áreas. Como exemplos, podemos citar os seguintes cursos: Gestão Empresarial, Recursos Humanos, Administração, Secretariado, Telemarketing, entre outros. É possível comprar desde CDs e DVDs a obter a parceria ou licenciamento para ter o direito de montar uma escola que ofereça a metodologia de ensino empregada pelas empresas que oferecem estes cursos. Além destas modalidades, existem os cursos online.

Um outro exemplo que se expande cada vez mais são os cursos superiores à distância através da tecnologia de transmissão via satélite. Neste caso, o aluno assiste às aulas (ao vivo, via satélite) através de um telão, uma ou duas vezes por semana, no PÓLO de Apoio Presencial de cada cidade que possibilita o acesso a estes cursos. Os cursos superiores a distância são autorizados pelo MEC. Primeiramente, o Ministério da Educação credencia as instituições, habilitando-as para o trabalho com esta metodologia de ensino. Posteriormente, autoriza os cursos a serem ministrados. O diploma recebido pelo aluno tem validade em todo o território nacional. Neste caso, em todas as aulas, o professor (especialista, mestre, doutor ou conteudista da disciplina ministrada) deverá estar presente, seja virtualmente ou em sala de aula. Mesmo assim, percebe-se que o método de ensino interativo está presente com o objetivo de complementar o processo de aprendizado.[1]

Outro mercado em grande expansão é o de vídeos tutoriais. Corresponde a um método de transferência de conhecimento e deve ser usado como parte da aprendizagem, não importa a que se destina o conhecimento. É mais interativo e específico do que um livro ou leitura. O objetivo é ensinar através de exemplos e fornecer as informações necessárias para se executar determinada tarefa. As aulas ou conjuntos de instruções podem ser gravados em áudio e vídeo ou apenas em áudio por um professor ou indivíduo que domine determinada técnica e que queria transmitir seus conhecimentos a outras pessoas. Os vídeos tutoriais podem ser encontrados facilmente no Youtube. Algumas pessoas ou empresas especializadas oferecem de forma gratuita, outras disponibilizam apenas alguns vídeos gratuitamente e vendem os demais em DVD’s mediante várias formas de pagamento. São inúmeras as modalidades. É possível encontrar desde cursos de informática básica e gráfica a cursos de língua estrangeira, empresariais, disciplinas voltadas para concursos, vestibulares, entre tantos outros.

O que os vídeos tutoriais e cursos de informática tradicionais têm em comum é a utilização do professor como ferramenta fundamental para o processo de ensino. Como observamos anteriormente, apesar dos vídeos tutoriais serem interativos, o elemento humano tem um papel imprescindível na transmissão do conhecimento.

A deficiência do vídeo tutorial é a não possibilidade de diálogo instantâneo entre o usuário e aquele que transmite o conhecimento. Apesar dessa limitação, abaixo de cada vídeo existe um espaço onde o usuário pode fazer comentários e deixar suas dúvidas. Como atualmente existe uma maior interação entre o Youtube e o Orkut, a possibilidade de criar comunidades voltadas para temas específicos pode trazer inúmeros benefícios para os usuários, pois permite discussões proveitosas. No caso do propósito do nosso trabalho que visa o vídeo tutorial como elemento de assessoramento para o aprendizado de ferramentas gráficas, essa interação entre os dois sites se torna fundamental.

Outro ponto a se destacar é que, diferentemente do que ocorre com os métodos interativos que simulam o uso dos programas estudados, o vídeo tutorial permite observar de forma mais natural o desenvolvimento das atividades.



[1] Segundo dados do site http://www.vestibularnacional.com.br/como-funciona


Autor: Emmanuel França

Retirado da Monografia: FERRAMENTAS GRÁFICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES COM VÍDEOS TUTORIAIS

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