terça-feira, 19 de outubro de 2010

Youtube: nova ferramenta interativa para o compartilhamento do conhecimento - PARTE 2


Por trazer o elemento humano como fator fundamental na sua criação, para melhor ser elaborado, o vídeo deve ser cuidadosamente estruturado para que se atinja o objetivo pretendido. Sabendo disso, o aluno de publicidade e propaganda que deseja desenvolver sua capacidade criativa e crítica, como destacamos anteriormente, precisa desenvolver a habilidade de identificar quais vídeos realmente atendem a essas necessidades com o objetivo de tirar o maior proveito possível. Como percebemos, o Youtube possui recursos interativos e funcionais, importantes para a sua utilização como ferramenta para a democratização da comunicação e do conhecimento.

Com relação à interatividade do YouTube, Serrano (200?) afirma que,

além da simples recepção do vídeo, os mecanismos de resposta propostos pelo site permitem a submissão de comentários, inscrições, receber notificações de novos acréscimos de determinado usuário e a resposta aos vídeos já publicados. Essa comunicação entre os usuários do site incentiva troca de informações e estimula a alteridade com o objetivo de desenvolver o sentimento de comunidade.

De acordo com Serrano (200?), estamos diante do que Lévy (1998) chama de um “dilúvio informacional”. Ou seja, um excesso de conteúdo, típico da sociedade contemporânea que altera a forma como a população recebe o entretenimento, o lazer, o trabalho, gerenciamento político, democracia, consumo, educação entre tantos outros fatores de interesse de todos nós.

As categorias existentes no YouTube são as seguintes:

  • Animais
  • Ciência e tecnologia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Filmes e desenhos
  • Humor
  • Instruções e estilo
  • Música
  • Notícias e política
  • Pessoas e blogs
  • Veículos
  • Viagens e eventos

Autor: Emmanuel França

Retirado da Monografia: FERRAMENTAS GRÁFICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES COM VÍDEOS TUTORIAIS

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