sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conceito semiótico: Código/Mensagem




Enquanto o código é um sistema de signos convencionais cuja finalidade é ditar as regras de uso e como as mensagens são organizadas, a mensagem limita-se a um conjunto ordenado de signos através de um determinado código cujo fim é a comunicação.
Como exemplos de códigos, temos as diferentes línguas faladas pelas nações ao longo do globo, sendo essas linguagens apenas uma parte da linguagem verbal que é muito mais ampla que o código, ou seja, diferentemente das diversas línguas existentes tomadas isoladamente.
Os códigos são convencionados com a finalidade de criar e decifrar mensagens. Outros exemplos de códigos são o Morse, o icônico, etc.
Portanto, só somos capazes de compreender determinadas mensagens ou estabelecer comunicação, não importa qual seja sua origem, quando dominamos em comum o código utilizado. Por exemplo, os surdos e mudos só conseguem se comunicar porque dominam um código gestual e o que acontece geralmente é que a maior parte das pessoas que possuem todos os sentidos não são capazes de interpretar as mensagens transmitidas através dos gestos por não dominarem o código gestual utilizado pelos mesmos.

Autor: Emmanuel França

Retirado do Artigo: “VIVA O LADO COCA-COLA DAS CONQUISTAS": UM ESTUDO SEMIÓTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário