sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conceito semiótico: Linguagem



A linguagem, criada pelos homens, é um sistema de signos cuja finalidade é possibilitar a comunicação entre os indivíduos.
Para que essa comunicação seja possível é necessário que compreendamos os tipos de linguagens e as possibilidades de combinações como principais requisitos para um correto entendimento ou leitura semiótica dos diferentes tipos de mensagem.
Portanto, a função da Semiótica é estudar como se constituem as linguagens, a ação dos signos nos diferentes tipos de linguagem, a maneira a qual nos comunicamos e como essa comunicação pode ser aprimorada. Como exemplo, podemos citar a linguagem verbal, formada por palavras que podem ser utilizadas nas formas oral e escrita. Os signos deste tipo de linguagem são as palavras, convencionadas ao longo da história, que formam mensagens através dos signos verbais, sejam elas faladas ou escritas.
É importante salientar que os meios de comunicação podem utilizar-se de um ou mais tipos de linguagem. Por exemplo, enquanto o rádio utiliza-se das linguagens verbal e sonora, a televisão, além de utilizar-se dessas duas, utiliza-se da linguagem visual e esse acréscimo é responsável ou determina a possibilidade de diferentes leituras e interações com os telespectadores.

Autor: Emmanuel França

Retirado do Artigo: “VIVA O LADO COCA-COLA DAS CONQUISTAS": UM ESTUDO SEMIÓTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário