domingo, 11 de novembro de 2012

Conceito semiótico: signo



Para Peirce, um signo, também conhecido como representamen, é algo que, sob certo aspecto e medida, representa alguma coisa para alguém, que, neste caso, é o receptor que veremos mais adiante de forma detalhada.
A comunicação só é possível graças ao signo que é a unidade fundamental da comunicação, o suporte e veículo de todas as formas de comunicação. Quando queremos nos comunicar, transmitir uma idéia para alguém, se faz necessário traduzir essa idéia em signos.
As palavras, por exemplo, são signos convencionados ao longo da história com a função de representar objetos reais. Sem as palavras, seria impossível transmitir uma mensagem do tipo um maremoto gerou uma Tsuname (onda gigante) que atingiu algumas cidades litorâneas. Ou seja, para isso teríamos que repetir a mesma situação como forma de transmitir a idéia desejada. Isso não significa que apenas as palavras são signos, pois essa definição vai muito mais além do que podemos imaginar. Uma fotografia, por exemplo, passa a ser um signo a partir do momento que ela representa algo que não é ela mesma. Mas é preciso deixar claro que jamais um signo conseguirá representar o seu objeto real em todas as suas características, ou seja, essa representação das características do objeto que ela representa é sempre limitada.
Quando um indivíduo está diante de um primeiro signo, o signo criará na mente (ou semiose) dessa pessoa (receptor) um outro signo equivalente a si mesmo ou, eventualmente, um outro signo mais desenvolvido que  recebe a designação de interpretante (que não é o interprete ou receptor). A coisa representada, a qual o signo está no lugar, recebe a designação de objeto. Os signos, dependendo da relação estabelecida com os objetos que substituem ou representam podem ser ícones, índices ou símbolos.
Essa relação triádica de signo formada a partir dessas três entidades, ou seja, da relação estabelecida entre o signo, seu objeto e aquilo que o signo representa pode ser ilustrada através do triângulo semiótico, cuja finalidade é visualizar a estrutura do signo.

Autor: Emmanuel França

Retirado do Artigo: “VIVA O LADO COCA-COLA DAS CONQUISTAS": UM ESTUDO SEMIÓTICO

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