domingo, 11 de novembro de 2012

Formatos da Internet


Para se entender o que é Marketing Digital é importante conhecer, antes de tudo, alguns dos principais formatos utilizados na Internet. Através deles o usuário poderá ter acesso a páginas com informações e propagandas do seu interesse. Algumas delas, como veremos a seguir, são utilizadas como ferramentas do marketing para se obter informações e divulgar produtos e serviços que atendam aos interesses do público a que se destinam. Outras, por características próprias, não conseguem atingir estes anseios. Vejamos então:

  • Banner: criados e localizados em sua maioria na parte superior das páginas web, são retângulos utilizados como anúncios e podem ser estáticos, animados, interativos ou HTML. Também podem ser utilizados como links para outras páginas ou sites.

  • Half Banner: é o mesmo Banner retangular, porém tem a metade do tamanho de um Banner normal.

  • Banner Expansível: quando clicado ou quando o ponteiro do mouse é posicionado sobre este tipo de Banner, seu tamanho é aumentado e exibe mais do seu conteúdo.

  • Spam: o que deveria ser um marketing eficaz via e-mail, é um tipo de anúncio que costuma trazer bastante constrangimento, pois não é direcionado a um público-alvo específico, o que gera um mal-estar na comunidade on-line.

  • Scrap coletivo (Orkut): através de alguns sites é possível enviar mensagens coletivas com anúncios para os profiles da comunidade Orkut.

  • Profiles (Orkut): no início, eram criados para exibir o perfil do usuário da comunidade Orkut, mas atualmente também são utilizados para exibir o perfil de empresas ou para anunciar produtos e/ou serviços.

  • Botões: o Botão é um tipo de anúncio Banner de pequenas dimensões que pode ter inúmeras funções tais como ser um atalho para outras páginas do mesmo site ou sites diferentes e para fazer o download de softwares e arquivos não importa o formato. Diferentemente de um Banner retangular pode ser colocado em qualquer local da página.

  • Liks de texto: textos que exibem o anúncio de patrocinadores. Um bom exemplo são os anúncios que surgem após os resultados de sites de busca. Diferentemente de botões animados e Banners, são facilmente carregados e, por esse motivo, uma boa opção para sites a serem carregados em conexões de baixa taxa de transferência.

  • Po-pup: exibido em uma janela diferente, o pop-up é um anúncio que costuma ser bastante indesejável para o usuário. Por esse motivo, não é difícil encontrar navegadores que trazem bloqueador de pop-ups. Por causa da evolução dos navegadores, eles se tornaram mais sofisticados o que proporciona ainda mais insatisfação aos usuários.

  • E-mail marketing: o e-mail marketing é uma boa opção para os empreendedores que querem manter um bom relacionamento com os seus clientes. Através do e-mail newsletter é possível aumentar o sucesso de um negócio pela Internet e os principais motivos que levam a esse sucesso são os seguintes: agilidade, mensurabilidade, interatividade e alta taxa de resposta. Para que um e-mail marketing seja implantado é necessário seguir as seguintes etapas: montar a infra-estrutura, montar as listas de e-mails, adquirir software de envio, criar conteúdo de qualidade e fazer acompanhamento do e-mail marketing.

  • Newsletter: como foi dito anteriormente, a newsletter faz parte do e-mail marketing e é a sua principal ferramenta. É um tipo de e-mail que é enviado com periodicidade para usuários e clientes de uma empresa. Tem como função manter o nome da empresa na mente dos clientes e, ao mesmo tempo, mostrar o caminho para o site da empresa através de links. Conseguir o sucesso com o seu uso não é uma tarefa tão simples, é preciso que o público a que o e-mail se destina seja bem seguimentado e, ao mesmo tempo, deve trazer informações necessárias de produtos e serviços que possam satisfazer as suas necessidades para se evitar constrangimentos

  • Floating: o floating é um tipo de anúncio que é exibido em uma pequena janela que flutua sobre a página exibida. Tanto podem ser simples e não ter nada haver com a página exibida como pode fazer parte da linha criativa da mesma. Alguns podem ser bastante interativos e trazer efeitos equivalentes aos do banner expansível que tem suas dimensões modificadas quando se clica ou posiciona-se o ponteiro do mouse sobre ele.

  • Lateral: esse anúncio é semelhante às faixas de publicidade e aos banners com a diferença de que são exibidos na vertical em vez da posição horizontal. Por esse motivo, pode chegar a ter 600 pixels de altura e 120 de largura. O seu impacto pode ser maior do que o de um banner pelos seguintes motivos: suas dimensões são duas ou três vezes maior do que um banner comum e o usuário tem acesso a mais conteúdo a medida que desloca o botão de rolagem da página web (ZEFF & ARONSON, 2000).
Autor: Emmanuel França

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