terça-feira, 19 de outubro de 2010

Não-linearidade

Este conceito diz respeito à diversidade de sentidos que se apresentam em determinadas estruturas que apresentam múltiplos caminhos e destinos e, conseqüentemente, desencadeiam em múltiplos finais. Para entendermos de forma mais precisa o que vem a ser não-linearidade precisamos ter em mente a importância do hipertexto, seu pressuposto fundamental. Por não existir seqüência dos fatos ou informações não significa que o sujeito seja incapaz de construir suas próprias interpretações, ou seja, não existe comprometimento do entendimento. É ele quem determina os caminhos a seguir e à medida que produz uma seqüência particular das informações, sejam imagens, sons, textos etc, faz suas próprias interpretações e leituras.

A hipermídia pressupõe um desenho estrutural para a inserção interativa do leitor imersivo. No seu caráter movente, fluido, submetido às intervenções do usuário, as estruturas da hipermídia constituem-se em arquiteturas líquidas. Essa expressão foi cunhada por Marcos Novak (1993) para se referir a modelização líquida da informação, aos dados fluidos, moventes e plásticos acessíveis ao usuário na medida em que se navega na hipermídia, interagindo com os nós e nexos de um roteiro multilinear, multi-seqüencial, multi-sígnico (palavras, imagens, textos, documentos, sons, ruídos, músicas, vídeo) e labiríntico que o usuário, ele próprio, ajudou interativamente a construir. Ao escolher um percurso, entre muitas possibilidades, o leitor estabelece sua co-participação na produção das mensagens (SANTAELLA, 2001, p. 392).

Apesar do usuário percorrer incontáveis caminhos em um ambiente interativo e virtual, é capaz de fazer naturalmente suas próprias escolhas sem comprometer o seu entendimento. Ao mesmo tempo, não existe passividade por parte do internauta, pois todas as respostas que surgem diante do monitor são fruto das escolhas que ele faz como co-autor do processo de navegação.


Autor: Emmanuel França

Retirado da Monografia: FERRAMENTAS GRÁFICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES COM VÍDEOS TUTORIAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário