segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RESISTÊNCIA DOS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO AOS PORTAIS ACADÊMICOS - PARTE 02

Percebe-se que à medida que as tecnologias da informação e comunicação se desenvolvem, maior é a necessidade dos alunos estarem em contato permanente com elas. Por esse motivo, a escola deve urgentemente se adaptar a essa nova realidade como forma de inclusão social. Para a autora Luiza Berlloni, a instituição escolar deve responder a este desafio da seguinte forma:

Integrando as tecnologias de informação e comunicação ao cotidiano da escola, na sala de aula, de modo criativo, crítico e competente. Isto exige investimentos significativos e transformações profundas e radicais em: formação de professores; pesquisas voltadas para metodologias de ensino; nos modos de seleção, aquisição e acessabilidade de equipamentos; materiais didáticos e pedagógicos, além de muita, muita criatividade. (BELLONI, 2005, p. 10).

Infelizmente, esta é uma realidade ainda distante quando observamos a vontade e interesses políticos. De acordo com o contexto de cada meio de comunicação, e a Internet é um dos principais nesta nova era da informação, é possível utilizá-los como ferramentas poderosas para facilitar a aquisição de conhecimento por parte dos alunos, principalmente em países como o Brasil que necessitam seriamente de uma transformação das técnicas de ensino. É importantíssimo que a criança desenvolva a sua percepção para que as informações que lhe cheguem sejam mais facilmente interpretadas, evitando, desta forma, uma assimilação deturpada. Ao analisar criticamente os meios de comunicação a criança tem uma possibilidade maior de evoluir intelectualmente. Ou seja, ela deixa de ser passiva ao que lhe é transmitido. Uma simples informação que nos é transmitida pode ser analisada através de vários ângulos. Quanto mais pontos de vista forem observados e entendidos melhor será a compreensão e isso torna o estudante um sujeito ativo nesse processo de entendimento.

Autor: Emmanuel França
Retirado do Artigo: LETRAMENTO DIGITAL E ARQUIVO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A RECUPERAÇÃO, PRESERVAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO NOS PORTAIS ACADÊMICOS

Publicado no I FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUIVOLOGIA – UEPB – Campus V - João Pessoa, 25 a 27 de novembro de 2008.

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