terça-feira, 19 de outubro de 2010

O papel das escolas no desenvolvimento do letramento digital



Infelizmente, quando os alunos entram na graduação não estão adaptados a realidade digital que estamos presenciando em nossa sociedade. Isso se deve, principalmente, ao fato das escolas públicas e privadas não estarem preparadas para letrar digitalmente seus alunos, principalmente nos dias de hoje em que a sociedade exige do indivíduo este tipo de conhecimento e habilidade. Para melhorar este quadro é preciso que as escolas passem a adotar atividades teóricas e práticas que visem fazer com que o aluno se adapte o mais cedo possível a esta nova realidade. Até mesmo o domínio de aplicativos de computação básica é insuficiente para realizar tarefas elementares como a formatação de textos.

Estamos na terceira geração de aparelhos celulares, a chamada 3G, que permite acesso à internet em alta velocidade, entre outras ações comunicativas e de entretenimento. Num mesmo aparelho, é possível ao usuários realizar diversas ações algumas até simultaneamente tais como: assistir a programas de TV, ouvir música em formato digital, sintonizar rádios convencionais ou webradios, gravar voz e vídeo, fotografar, visualizar a foto, exibir o vídeo, ler um livro digitalizado, localizar-se por GPS etc. Isto é a chamada convergência de mídias. (XAVIER, 2008, p. 02).

Percebe-se que à medida que as tecnologias da informação e comunicação se desenvolvem, maior é a necessidade dos alunos estarem em contato permanente com elas. Por esse motivo, a escola deve urgentemente se adaptar a essa nova realidade como forma de inclusão social. Para a autora Luiza Berlloni, a instituição escolar deve responder a este desafio da seguinte forma:

Integrando as tecnologias de informação e comunicação ao cotidiano da escola, na sala de aula, de modo criativo, crítico e competente. Isto exige investimentos significativos e transformações profundas e radicais em: formação de professores; pesquisas voltadas para metodologias de ensino; nos modos de seleção, aquisição e acessibilidade de equipamentos; materiais didáticos e pedagógicos, além de muita, muita criatividade. (BELLONI, 2005, p. 10).


Lamentavelmente, esta é uma realidade ainda distante quando observamos a vontade e interesses políticos. De acordo com o contexto de cada meio de comunicação, e a Internet é um dos principais nesta nova era da informação, é possível utilizá-los como ferramentas poderosas para facilitar a aquisição de conhecimento por parte dos alunos, principalmente em países como o Brasil que necessitam seriamente de uma transformação das técnicas de ensino. É importantíssimo que a criança desenvolva a sua percepção para que as informações que lhe cheguem sejam mais facilmente interpretadas, evitando, desta forma, uma assimilação deturpada. Ao analisar criticamente os meios de comunicação a criança tem uma possibilidade maior de evoluir intelectualmente. Ou seja, ela deixa de ser passiva ao que lhe é transmitido. Uma simples informação que nos é transmitida pode ser analisada através de vários ângulos. Quanto mais pontos de vista forem observados e entendidos melhor será a compreensão e isso torna o estudante um sujeito ativo nesse processo de entendimento.



Autor: Emmanuel França

Retirado da Monografia: FERRAMENTAS GRÁFICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES COM VÍDEOS TUTORIAIS

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